Página 1 de 1

O Espírito Santo

Enviado: 22 Mar 2017, 18:28
por ioannesalves
Olá, amig@s! Gostaria de partilhar com vocês uma "descoberta" que fizemos nos estudos do NEPE FEPB sobre o "Espírito Santo". Esse tema sempre me intrigou e eu tinha muitas dúvidas sobre como conciliar os textos bíblicos com o Espiritismo acerca do "Espírito Santo". No Evangelho de Lucas, em específico, a expressão "espírito santo" aparece treze vezes. O interessante, quando consultamos o texto grego, é que essa expressão ocorre de duas formas: uma com o artigo defino ("o" espírito) e outra sem o artigo, o que daria a ideia de "um espírito". Carlos Pastorino foi o autor que nos chamou atenção para esse detalhe no texto grego. A partir disso, fomos pesquisar as treze ocorrências e constatamos o seguinte: em 11 casos, a expressão "espírito santo" aparece sem o artigo definido, podendo, então, ser traduzida por "um espírito santo". E em apenas dois casos há o artigo definido, "o espírito, o santo". O mais interessante nisso é que nesses dois casos em que o artigo aparece, a passagem faz referência a Deus, conforme podemos perceber:

Lc 3:22 - "e descer sobre ele [Jesus] o Espírito Santo [tó pneûma tó ágion], em forma corpórea, como pomba, surgiu uma voz do céu: Tu és o meu filho bem amado, em quem me comprazo."

Lc 10:21 - "Nesta mesma hora, exultou no Espírito Santo [tô pneûmati tô agío], e disse: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas dos sábios e inteligentes, e as revelaste aos infantes. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado."

Nas onze ocasiões em que a expressão "Espírito Santo" se traduz como "um espírito santo", percebe-se pelo contexto das passagens que a "entidade" ou "ser" referente a esse "espírito santo" não é Deus, mas um "ser espiritual" (cf. Lc 1:15; 1:35; 1:41; 1:67; 2:25; 2:26; 3:16; 4:1; 11:13; 12:10; 12:12). Diante disso e a partir das revelações espíritas, em especial a que consta no livro "O Consolador" (questão 312) do Espírito Emmanuel, onde se lê que o Espírito Santo refere-se "à legião dos Espíritos redimidos e santificados que cooperam com o Divino Mestre, desde os primeiros dias da organização terrestre, sob a misericórdia de Deus", concluímos que a expressão "Espírito Santo" tanto pode significar "Deus" como alguma entidade espiritual "santa", ou seja, redimida, conforme as palavras do benfeitor Emmanuel.

Em síntese, poderíamos então afirmar: "O" Espírito Santo por excelência é somente um: DEUS; e há inúmeros espíritos "santificados", e esses seres são os espíritos que colaboram com Jesus na obra de regeneração da humanidade terrena.

Que possamos continuar a pesquisa em outros textos no NT para ampliarmos ainda mais nossa compreensão sobre a revelação espiritual que é tão rica de significados e sutilezas e por isso mesmo demostra sua natureza superior.

Muita paz a tod@s! :)

Re: O Espírito Santo

Enviado: 23 Mar 2017, 14:58
por Manu
Muito esclarecedor, João. Sempre tive dificuldades de entender e agora tudo ficou mais claro. Obrigado :)

Re: O Espírito Santo

Enviado: 23 Mar 2017, 22:09
por ioannesalves
:) :) :)

Re: O Espírito Santo

Enviado: 23 Mar 2017, 22:37
por Manu
João, me ocorreu agora, e sobre a santíssima trindade? Pai, filho e espírito santo? Você tem algo aí?

Re: O Espírito Santo

Enviado: 24 Mar 2017, 12:29
por ioannesalves
Ainda não pesquisei mais detidamente sobre isso, Manu. Apenas li que foi um dogma criado pelo Catolicismo. Não lembro de ter lido algum comentário de Emmanuel a respeito. Mas pela importância do tema, creio que ele deve ter dado alguma mensagem. Temos de pesquisar.

Re: O Espírito Santo

Enviado: 29 Mar 2017, 22:27
por Walzertudes
Achei fantástica essa contribuição João. Agradeço muito por vc ter compartilhado. Espero que continue sempre que possível dividir essas pérolas que vocês encontram. ;) <3 <3

Re: O Espírito Santo

Enviado: 30 Mar 2017, 09:22
por ioannesalves
O propósito é esse, Walzertudes, compartilhar aprendizados e tornar esses conhecimentos passíveis de críticas e análises de várias pessoas. Só assim crescemos juntos e com menor chance de erros. :) Abraços!

Re: O Espírito Santo

Enviado: 29 Abr 2017, 01:48
por Vinícius Lousada
Falamos sobre isso hoje, estudando "O anúncio do nascimento de Jesus". Reflexão muito oportuna, obrigado.

Re: O Espírito Santo

Enviado: 05 Mai 2017, 10:25
por Gandolfi
João, meu amigo. Grande elucidação! Também uma questão a acrescentar e caminha de encontro com o que postou sobre encontrar o termo"espírito santo". Segundo Raul Teixeira, em sua palestra cujo link coloco nesse abaixo, o termo "espírito santo" foi uma criação do papa Damásio I, que nomeando São Jerônimo como seu secretário para fazer a tradução do grego para o latim acrescentou o termo "santo" sendo que segundo este, existia apenas a expressão espírito. Também em algumas pesquisas encontrei em comentários judaicos que não existe o termo espírito santo. De qualquer forma, estudamos no NEPE e essa parte do "espírito santo" colocamos em discussão e mais pesquisa. Também em nossa discussão da semana passada sobre isso, destacamos exatamente que "espírito santo" na vdd poderia ser uma plêiade de espíritos assessores ou ligados a própria consciência cristica, utilizamos inclusive a referencia de Emmanuel no livro a Caminho da Luz no capitulo primeiro, o que nos próprios comentários que destacou vai de encontro a esse entendimento, especialmente quando Emmanuel coloca: “Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos do nosso sistema existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias. Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos”. Poderíamos então entender o termo "espírito santo" por essa comunidade? Poderíamos ainda associar a o mesmo termo ou a mesma comunidade quando Kardec destaca sobre o anúncio do nascimento "a estrela"? Penso eu que, em razão do foi colocado, e aos comentários realizados pelo Raul, somam-se e aliam-se a essa tese de que a terminologia pode ter sido "criada" pelo papa, sem contudo desmerecer ou diminuir mas sim ampliar o conceito do espírito santo para essa comunidade de espíritos cristicos.
Também vi comentário sobre a santíssima trindade, um pouco antes na mesma palestra Raul desmistifica a trindade e ao que pesquisamos a "santíssima trindade" foi a adaptação, ou melhor, copia das religiões "pagãs" ou que tem a trindade em sua concepção divina (ex: Brahma, Vishnu e Shiva) para também a igreja não distanciar o interesse pagão que existia por detrás do concilio, estabelecendo assim dogmas teológicos que, por conveniência, não são afrontados ou discutidos, aliás o próprio Emmanuel na questão 264 do Consolador explicitamente deixa claro tal colocação. Mas também podemos aprofundar mais sobre o tema. Espero ter contribuído com alguma coisa também.

Segue o link da palestra e precisamente aos minutos 25:50 em diante vemos os comentários do Raul sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=4rW5mWVgwaI

Abraços

Re: O Espírito Santo

Enviado: 06 Mai 2017, 19:23
por ioannesalves
Sim, Gustavo. A expressão "Espírito Santo" também pode ser entendida como um grupo de Espíritos redimidos. Emmanuel fala isso também. Dependendo do contexto da passagem na Bíblia, pode significar "um dos espíritos redimidos" ou o próprio Deus. Haroldo fala do Espírito Santo (Ruach Kadosh) no Antigo Testamento. Essa expressão existe, segundo o que vi em um dos episódios da série "Genesis" de Haroldo. :)

Eu não conhecia essa informação que o Raul Teixeira traz na palestra. Vou pesquisar. :)

Abraço!